domingo, 1 de junho de 2008

Resenha do filme O preço de uma verdade


O filme "O preço de uma verdade" retrata a história de um jovem jornalista chamado Stephen Glass, que trabalha em uma grande revista de circulação a The New Republic.

Stephen Glass é uma pessoa quieta, observadora, manipuladadora, inteligente e criativa. Esse perfil o ajudou para que criasse persongens, lugares, eventos, fatos, entre outros, que só existiam em sua mente, no seu mundo de faz de conta.

Ao escrever suas matérias fictícias como algo real, Stephen violava a ética na comunicação, na qual o jornalista jamais deve transmitir, algo irreal como sendo uma verdade absoluta. Além disso, inventar histórias parcialmente ou integralmente atinge o público que compra a revista e se sente lesado ao saber que as matérias tidas como verdaeiras são, na realidae, falsas. Ao ser descoberto que das 41 matérias escritas por Stephen 27 foram forjadas, a revista retartou-se perante o público.

O filme além de contar uma hostória verídica, serve como uma alerta e reflexão para jovens jornalistas que ingressam nessa profissão com o objetivo de conseguir o sucesso a qualquer preço, não se importando com a ética, com a opinião da sociedade que preza ainda por valores morais , pela verdade acima de tudo. Enfim, por uma consciência crítica de que o jornalista detém em suas mãos , o poder de atingir milhares de pessoas com seu trabalho. Por essa razão ele deve ter a responsabilidade pelo que escreve. Além disso, é fundamental que editores, e, principalmente, repórteres sempre devem checar e apurar suas fontes, para saber se elas estão seguras. Tudo para que não haja informações que prejudique o compromisso com a verdade.

3 comentários:

Anônimo disse...

muito booom adorei....posta mais resenhas di filme...legal..continue assim...

Jeferson Santana disse...

Muito interessante.Me ajudou bastante em um trabalho sobre este filme.Parabéns!

Anônimo disse...

muito bom continue fazendo resenha de filmes me ajuda muito...